2) Bolivia (completa)

5° Dia 02/02/2011 -  Corumbá / Santa Cruz de La Sierra   -   1° na Bolívia

Olá amigos, o trajeto de hoje foi de derreter o solado da bota, saímos de Corumbá por volta das 8hs e 30min, passamos pela aduana Brasileira  e já ganhamos uma hora por causa do fuso horário boliviano,  a carretera como são chamadas as rodovias na Bolivia, são novas e muito boas,  de Puerto Soares rodamos mais ou menos 50km  em asfalto, depois  foram 555km em rodovias de concreto,  as estradas são um contraste gigantesco comparado com as necessidade deste país, as cidades são muito carentes, o país está vivendo uma crise,  combustível em falta, o que ouvi falar é que depois de que  a Petrobras foi convidada a se retirar, eles nao tiveram capacidade de continuar refinando o combustível que precisa,  para quem tem moto, com  autonomia baixa, tem que levar gasolina reserva, entramos em duas cidades para abastecer, 268km da fronteira Raboré mais 140km São Jose,  e os postos estavam sem combustível, ai os moradores te oferecem, cobram o dobro do preço, por exemplo na estacion é 4 bolivar o litro, 1 real vale 3.85bolivar  paguei por 9 litros 80bl, ja chegando em Santa Cruz  alguns postos tem combustível, pagamos  20 litros 80bl, fassam a conta ai. hihihihih..

Logo depois da Aduana.

Estadas de concreto de Corumba a Santa Cruz de La Sierra -BO

cidade as margens da rodovia
muitos animas na beira da rodovia

Sim, agora vou contar  sobre o trecho de estrada de chão, começa 55km depois de São Jose,  nunca passei apertado pilotando uma mota como desta vez, primeiro porque eu estou levando um dos bens mais preciosos que tenho a Deise, depois a moto zerada,   o trecho que percorremos em entrada de chão deve ser concluído aqui a uns 2 anos   porque tudo tem que ser feito,  levamos 1h 50min para rodar 47km, grande parte da estrada é de areia fofa que os caminhões que transportam o agregado graúdo para a construção da base neste mesmo trecho, tem momentos que vc nao vê nem a estrada de tanto pó que sober do gigantescos caminhões e ainda os buracos, valetas e pedras, sabe quando se esta no lombo de um cavalo quando ele nem troteia e nem corre é mais oou menos assim em varíos momenotos quase perdi a Deise isso que ela tava grudada em mim como um urso panda. A média de velocidade que o gps marcou foi de 25km/h e velocidade máxima foi 75km/h,  retornamos a estrada concretada sao mais ou menos 200 km para chegar em Santa Cruz,  se alguem quiser que eu de uma opiniao sobre rodar nesta carretera tem que levar em consideracao vários fatores, mas deixe pra outro dia que eu conto.

Essa é a famosa estrada de chão na selva Boliviana

Caminhões que passam pela estrada levando pedras e areia para a construção da nova estrada

jazidas para a base da nova estrada

em certos pontos arreia em outros pedras

Chegamos em Santa Cruz  por volta das  19e30hs já escurecendo, rodamos mais 30min até achar o hotel Copacabana, ai meus amigos foi só entrar no quarto e banho, o dia foi pesado e estamos meio sem força,  com a moto em movimento fizemos a refeição do mio dia Club Social e barinhas de cereal, tomas água quente, a temperatura nesta regiao está em torno de 40 graus, encontramos um pessoal de Cuiabá (casal) , que contaram que em Cusco está 0 grau....mas estamos agora aqui dando rizada do que passamos, ei coisa boa  e vida de viajero.. bem a Deise diz aqui que quer escrever sobre  este dia ... abraços.. já com saudades de todos mas firmes em nossa jornada seguimos a diante e para o alto... forte abraço meus irmaos....

Por do sol a caminho de Santa Cruz de LÁ Sierra.
Foto interna do Hotel

ovos com arro e salada.. essa foi a Janta

oi gentiiiiiiiii, só tenho para dizer...aiiiiiiiii, uiiiiiiiii, só dói quando respiro.....aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Bjs uiiiiiiiiiiiiiiiii

Deise

Nosso próximo destino é Cochabamba

6° Dia 03/02/2011 -   Santa Cruz- BO - Cochabamba - BO  -   2° na Bolívia

Buenas Amigos, voltamos pra contar de nossas aventuras, acordamos bem cedo e fomos conhecer a praça  central de Santa Cruz  que fica próxima ao Hotel Copacabana, a praça é muito bonita muitas pessoas a usam como lazer, encontramos até umas brasileiras que estavam passeando, tiramos umas fotos,  visitamos uma catedral, por la ficam os palácios do governo e comércios,  aproveitamos que era cedo e tomamos um chimarrão por la.

Mateando na praça de Santa Cruz

vista do alto do hotel         --        vendedor de laranjas descascadas  -- Deise matenado na praça

Muitas pombas na praça central

Palácio do Governo Boliviano

templo católico de bela arquitetura

de dentro para fora.

bons bancos.

Por volta das 9e30hs pegamos moto e saímos rumo a Cochabamba, 540km, o  combustível neste caminho é coisa rara, mas com sorte encontramos o dono de um posto que gentilmente nos deu informações sobre o caminho e pediu que o funcionário no desse 7 litros de gasolina,  e nos disse pra repousar em uma pequena cidade  que ficava a 110 km dali, como chegamos nesta cidade por volta das 15 e 30hs resolvemos seguir viagem,  não sabíamos que começaria a partir desta cidade a subida da cordilheira Real  ainda não sei precisar mas sao mais ou menos 132km de subida da cordilheiras com intensa neblina, chuva, frio saímos de 310mnm para 3700mnm um choque e tanto, depois de estarmos molhados resolvemos parar para colocar roupas mais quentes. Ai percebi   que estava sem força,  foi quando senti o efeito da altitude, foi quando bem devagar com a moto parada,  pendemos para o lado e lentamente  quase sem foça a moto eu ea  Deise fomos ver como é o solo da cordilheira. passamos por este trecho e ai veio uma grande surpresa começamos avistar os belos montes ensolarados e com neblina, passamos pelos primeiros povoados da cultura boliviana, casas construídas com grandes tijolos de barro, homens e mulheres com suas roupas coloridas. neste momento  parece que estamos em outro pais a  sensação de segurança aumenta. logo a diante chega a cidade de Cochabanba,  um taxista nos guiou até o hotel que deixou que colocássemos a moto dentro do hall de entrada, um banho muito gostoso e saímos para jantar, na volta para o hotel passamos na praça central que havia bandas de música como as de sete de setembro no Brasil, então  cama.....

fotos do  caminho entre Copacabana e Cochabamba

garoa nos primeiros metros na cordilheira real                                      Tunel

rios que se formam com as águas provenientes da cordilheira           transito de caminhões

Inicio da cordilheira Real, chuva, neblina..

estrada da cordiheira em reforma.

antiga casa

depois da chuva o sol aparece timidamente em meio as montanhas e lagos exuberantes.

estacionamento no hall de entrada do Hotel

7° Dia 04/02/2011 - Cochabamba - Bo / Copacabana - Bo   -   3° na Bolívia

Resolvemos sair mais tarde por causa da chuva que caia, saímos as 10hs da manha depois de comprar óleo e abastecer a moto, com destino a Copacabana por volta de 550km, caminho bastante sinuoso porque continua a subida da cordilheira Real, dos 3700mns, passamos para 4200mns, neste caminho foi com chuva e bastante frio e muita neblina mas estrada boa pouco movimento mas muitas curvas quando a neblina dava uma trégua víamos belos montes com suas cores amareladas, rochas coloridas capins esverdeados, depois de mais ou menos 2hs, a estrada virou em retas intermináveis como quase todas na Bolívia  no caminho começamos a ver os picos com neve.  A nossa surpresa foi quando chegamos a La Paz, transito que é uma doideira, buzina pra todo lado sem nenhuma sinalização  policiais que ficam controlando as sinaleiras pra que não vire baderna, até agora eu e a Deise não sabemos direito como saímos de la, e é preciso entrar na cidade pra pegar o acesso a Copacabana que fica a 114Km isso as 16hs da tarde, o caminho e muito bonito com estradas boas e paisagens maravilhosas o povo desta regiao e mais acolhedor nos desejavam  boa viagem, queriam saber de onde eramos bem legal. Para nossa surpresa começamos avistar uma pequena lagoa ao longe e quando chegamos mais próximos percebemos que se tratava do Lago TITICACA, e começamos a contorná-lo e assim que foi enchendo nossos olhos a cada metro que andávamos ele ficava mais e mais bonito,  faltando 44km percebemos entramos num pequeno vilarejo e terminava a estrada dai em diante foram 6km de balsa uma sensação muito legal,  a dificuldade foi tirar a moto da balsa como estacionamos de frente pra entrar a saída tinha que ser de ré, trés pessoas empurrando mais eu fazendo força em cima e a Deise no comando de todos, quando conseguimos levar a moto  para o plaino  deci dela e me deitei na chao da praça, exausto mutio cansado.
    Circundando o lago por  mais 39 km, chegamos a Copacabana, nos hospedamos no Utama Hotel,  bem bom, banho, janta e cama.

saída de Cochabamba continuando a cordilheiras Real

Pequenas cidades antes de La Paz

Pastores de ovelhas, uma das atividades mais antigas da humanidade.

Boas estradas

ônibus de transporte coletivo

Proximidades de La Paz

Primeiras casas ao longo do Lago Titicaca

Primeira vista do Lago Titicaca

atravessando de balsa o lago Titicaca em direçao da Copacabana
o grande lago Titicaca
exausto mas feliz depois de descer da balsa
Vista do Lago antes de chegar a Copacabana

No dia seguinte 8° Dia 05/02/2011  4° na Bolívia pela manha  chuva e resolvemos durmir até mais tarde, almoçamos,  alias as comidas na bolivia é um caso a parte que só contando pra entender como é. Na tarde fomos fazer o passeio para conhecer a Ilha do SOL,  um lugar mágico que tem uma rica história da civilizacao Inka e pré Inka, sitio arqueológicos,  o cultivo de  flores, trigo,cevada ,  o visual é magnifico, retornamos de barco, travessia que leva em torno de 1h30min. chegamos a cidade, janta, banho e cama.
  Próximo destino Puno - Perú,
beijos abraços  a todos

Charles e Deise,
e assim vamos continuando pra   frente e para o Alto.

Passeio de barco até as ilhas

ninho.

águas cristalinas

contornando a ilha do sol

Viagem de barco até a ilha do Sol

vista da Ilha da do Sol
                                                        em frente as ruínas de um templo

na base da ilha do Sol

Guia dando explicações a respeito da ilha

pegando água pra beber na fonte da eternidade

meio de transporte de mantimentos das pessoas que vivem na ilha.

terraços de cultivo

meio de transporte dos visitantes

Tripla camada de pedras

construções pré Inkas

vista do hotel para a cidade
o Porto local de  aonde sai os passeios

Restaurante de boa comida
dia longo, fome gigante

Bom mate para a altitude

nas ruelas de Copacabana,  nos fundo o hotel Utama

placa de um ônibus

Monumento em homenagem a Don Eduardo Avaroa

ruas de arreia sem calçamento e hotéis na orla do Lago.

outro restaurante em Copacabana

já com outro animo, mas ainda com fome

que tal o prato nem deu pro cheiro.. hahah