LIVROS



Todo o conteúdo desta página foi gentilmente cedido pelo Luiz Felipe Borges, retirado do site






Título : De Motocicleta - Pelas Carreteras da América do Sul - Os 13 Países em 63 dias !(2011)
Autor : Renato Lopes
Contato : renatolopesmotoviagem@via-rs.net
Website : www.renatolopesmotoviagem.com

"O livro, “De Motocicleta – pelas carreteras da América do Sul – Os 13 países em 63 dias” nas suas 344 páginas, conta os momentos vivenciados por dois motociclistas de Santa Maria – RS, sobre uma viagem que teve início percorrendo o Brasil do Chuí – RS ao Oiapoque – AP, para depois entrar na Guiana Francesa, Suriname, Guiana e seguir pelas carreteras da América do Sul até atingir todos os países
Foram mais de 23.000 km e 63 dias onde o autor foi conquistando novos amigos e revendo outros tantos, buscando experiências e aprendizado, em contatos e conversas com pessoas desconhecidas, de culturas diferentes, formando suas impressões sobre tudo, o povo, a cultura, a culinária, as cidades, os povoados, a terra, a produção dos países, a geografia e muitas fotos. A experiência do autor de 28 horas embarcado, percorrendo os rios Tocantins, Pará e outros afluentes, por mais de 400 km foi marcante pela diversidade de culturas e costumes.
O livro conta com um capítulo sobre planejamento de viagem atualizado e que pode ser utilizado para consultas antes de se empreender novas viagens e aventuras, além de varias “dicas” para superar dificuldades no curso da viagem. 


Título : O Outro Lado da Cordilheira.(2010)
Autor : Marcos Martins (Marcão)
Contato : marconibarbuto@site : www.santamoto.com


"Relato bem humorado da aventura de 2 motociclistas brasileiros através da Cordilheira dos Andes e dos 5 países que compõe o MERCOSUL, ilustrado, com informações histórico-geográficas e dicas a respeito."
Trecho retirado da capa do livro





Título : Viagens e Crônicas para Sair do Lugar Comum.(2010)
Autor : Cicero Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Em linguagem simples e relatos objetivos, Cicero e sua esposa Lourdes cruzam o Velho Continente em 3 viagens distintas, fazendo uso de experiências anteriores, e em ritmo própio, juntos viajam pelo prazer de saborear o motociclismo em todos os seus detalhes, provando que uma viagem longa de motocicleta "lá" não muda nada nas de "cá"" .
O trecho retirado do livro foi escrito por Hans A. Spieweck



Título : Quase do Pólo Sul ao Pólo Norte em Duas Rodas.(2010)
Autor : Guillermo Godoy
Contato : bebemo2003@yahoo.com.br
Website : www.godoy.abrme.com.br

"Se você é do tipo de leitor que ao pegar um livro de viagem e aventura fica ansioso por se sentir invadido por idéias e situações novas que o colocam junto ao autor, no decurso das linhas que avançam na viagem, você tem em mãos o livro que procurava, pois certamente ficará grudado até o ponto final da última frase deste livro.
Não se trata de um livro de viagem de motocicleta, em que o aventureiro roda, pára, abastece, come, dorme, acorda, volta a rodar, parar, comer, abastecer e dormir como num desdobramento matemático e repetitivo de palavras"
O trecho acima, retirado do livro foi escrito por Chardô.


Título : Da Quinta Pra Nove - Cruzando as Américas numa motocicleta.(2010)
Autor : Lúcio Siqueira
Contato : livro@luciosiqueiraprojetos.com
Website : www.luciosiqueiraprojetos.com

O que acontece quando um casal, aventureiro por natureza, resolve deixar a vida estruturada e encarar uma aventura ?
Vivendo em Nova York, o casal Lúcio Siqueira e Maria Paula Crisci decide que havia chegado o momento de mudar.
Mais do que isso.
Era hora de realizar um sonho que Lúcio guardava desde sua infância:
“cruzar as Américas numa Motocicleta”
O menino do interior de São Paulo que, aos 10 anos de idade, viu um mapa-mundi com uma rota traçada - rasgando o continente americano de norte a sul - agora teria a oportunidade de percorrê-la sobre duas rodas.
Os sonhos, os desafios, as frustrações, as soluções, as angústias, as cervejas e, principalmente, o trabalho em Equipe - tudo envolvido em muito amor.
DA QUINTA PRA NOVE conta como a união verdadeira de um casal é suficiente para que os desafios sejam superados e os sonhos realizados.





Título : Machu Picchu, Uma Nova Aventura - De Moto Pela Rodovia do Pacífico.(2009)
Autor : Sidney G. dos Santos
Contato :
sidneygs@ic.unicamp.br

"Foram 31 dias de estrada por incríveis cinco países, experimentando os sabores da natureza e a liberdade que a moto oferece, o calor do sol, o banho de chuva, o frescor do vento e o agasalho do frio.
Uma história vibrante, divertida, emocionante, cheia de dicas e informações úteis sobre como planejar uma incrível viagem. O que levar na bagagem, documentos necessários, onde obtê-los, custos da viagem, hotéis, moedas e relatos históricos dos lugares percorridos : Cusco, Vale Sagrado, Machu Picchu, Linhas de Nazca, Arequipa, Cañion Del Colca, Copacabana, Lago Titicaca, San Pedro, Salar e Deserto de Atacama, Valle de La Luna, Gêiseres Del Tatio, San Salvador de Jujuy, Salta, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas."O texto acima foi retirado da capa do livro.


Título : Ushuaia - Duas Rodas e um Sonho.(2009)
Autor : Sergio Pires
Contato : sergio.lpires@hotmail.com 

"Os capítulos relatam histórias reais vividas pelo autor e um grupo de 9 amigos. Rico em detalhes, conta desde um minucioso planejamento em busca do sucesso para uma longa viagem de moto em grupo, além das muitas aventuras e imprevistos que uma viagem assim nos reserva." Uma boa leitura para quem deseja realizar uma grande viagem em grupo !
O texto acima foi retirado do livro "Ushuaia"

Título : Na garupa de um motociclista...Até o fim do mundo.(2009)
Autor : Antonela Siqueira Catania
Contato : antonela74@terra.com.br


"O livro leva o leitor a uma aventura deliciosa, de São Paulo a Ushuaia pela costa do Atlântico, com regresso pela cordilheira, num total de 32 dias, onde os viajantes experimentam temperaturas extremas, ventos fortes, chuva e rípio..." "É importante ressaltar que se trata de um livro escrito por uma moto-aventureira "garupa", com uma percepção e visão feminina diferente de todas as obras sobre aventuras de moto que tive a oportunidade de ler, por isso reafirmo ser inovador e brilhante."
Os trechos acima foram retirados do prefácio redigido pelo motocilcista Renato Lopes.




Título : Um casal, uma moto, muitas estradas (2009)
Autor : João SerralvoContato com o autor : joao.serralvo@terra.com.br
Contato com o motociclista : awseccoli@uol.com.br
Website : www.joaoserralvo.com


"Com sua larga prática de viagens, e grande apreciador do motociclismo, Walter desejava fazer mais que um agradável passeio. Queria realizar um estudo completo dos vários aspectos do seu projeto, deixando para quem fosse repetir o mesmo curso uma orientação completa sobre as estradas, bem como as características climáticas e populares dos lugares visitados. Registrar o desempenho, rendimento, e possíveis problemas mecânicos da motocicleta; as dificuldades havidas com opções de orientação e comunicação, além de oferecer dados estatísticos confiáveis sobre tempo e custo." 
Trecho transcrito do livro "Um casal, uma moto, muitas estradas".
O livro traz um relato de viagem por vários estados brasileiros, percorrendo 7087 km em 34 dias a bordo de uma Yamaha Virago 535 ano 2001.





Título : Na Estrada em Duas Rodas (2009)
Autor : Alexandre Sampaio
Contato : asampaio@encontrosdosul.com.br
Website: www.alexandresampaio.com.br
Neste livro, acompanhamos as várias viagens de Alexandre Sampaio pelos países sul-americanos e ainda uma visita à Isla Margarita no Caribe Venezuelano.
O Livro começa com uma viagem solitária de bicicleta em 1994, passa por inúmeros lugares de nossa América (Brasil,Venezuela, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai), quase sempre por estradas pouco convecionais e acaba numa bela viagem realizada em 2007 pelo sul de nosso continente, sempre rodeado de bons amigos.



Título : Moto é o sonho que caminha (2008)
Autor : João Gonçalves - Gau
Contato : gau7@motoviagem.com.br ou gau@brazilriders.com.br
Website para compra: www.motoviagem.com.br
Website: www.brazilriders.com.br


João Gonçalves Filho, ou simplesmente, o "Gau". Neste livro este grande motociclista e idealizador do Brazilriders narra com muito carinho a sua viagem desde seu deslocamento de sua casa em Palhoça -SC até Ushuaia - Arg, onde começa a sua aventura batizada de "Ushuaia x Alasca x Ushuaia". Um livro empolgante, recheado de muitas informações e ótimas fotos coloridas. Realmente obrigatória a leitura, seja você motociclista ou não.



Título : Ushuaia - Viajar de moto para el fin del mundo (2008)
Autor : Artur Albuquerque
Contato : artur_albuquerque@hotmail.com


"Este livro é sobre a concepção e realização de um pequeno sonho de aventura, materializado em uma viagem fantástica, exclusivamente, de moto, partindo do Rio de Janeiro até a cidade considerada a mais austral do planeta, na Patagônia argentina: Ushuaia, conhecida como El Fin de Mundo"Trecho retirado da capa do livro.
Embarque nesta poética viagem de mais de 13.500 km com o motociclista Artur Albuquerque e seus amigos, a bordo de uma Harley-Davidson modelo Electra Glide. Acompanhe a aventura durante os 33 dias rodados no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, enfrentando sol, chuva e os terríveis ventos patagônicos.



Título : Ushuaia - Uma aventura de moto à Terra do Fogo, cruzando os Andes e a Carretera Austral (2007)
Autor : Chardô
Contato : chardo@chardo.com.br
Website : www.chardo.com.br





Título : Motociclistas nas Rutas do Cone Sul (2006)
Autor : Renato Lopes
Contato : renatolopes@via-rs.net


"O livro relata a viagem de motocicleta para Ushuaia – Extremo Sul da Argentina em 2004; a primeira prova que o autor realizou de mil milhas da Iron Butt Association em 2004; viagem para sete países da América do Sul em 2006 (Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai) e a prova costa a costa (Pacífico ao Atlântico) da Iron Butt Association. O Autor passa suas impressões sobre as cidades, os lugares, o povo, a cultura, a culinária, uma “pitada” de passagens históricas, dicas para enfrentar algumas situações de dificuldade nas estradas e dicas de planejamento de viagem, além de fotos impressas coloridas de ótima qualidade, e a grande novidade no seguimento de livros, um CD com mais de 800 fotos sobre as viagens. O livro possui ótima apresentação e contém 296 páginas, ao custo de R$ 25,00 em Santa Maria, e para outras localidades mais despesa de postagem, em torno de seis reais. Em Santa Maria o livro pode ser adquirido diretamente com o autor através de pedido via e-mail, na Livraria do Estudante - CESMA, na Max Motos, na Bramoto e Azurra Motos".
Comentários enviados pelo Autor.



Título : Revolta dos Motoqueiros (2006)
Autor : Leandro Malósi Dóro
Contato : leandrodoro8@hotmail.com
Blog : http://leandrodoro.zip.net

"Em fevereiro de 1979, um motoqueiro de 17 anos foge de uma batida policial. É perseguido e morto em frente a casa dos pais, gerando uma revolta de motociclistas, da comunidade de Passo Fundo e da região. Foi um conflito cujas consequências ainda são pouco analisadas. Neste livro, Leandro Malósi Dóro utiliza-se da ficção para inventar personagens e recriar essa história real, preenchendo-a de aventura e imagens."
Comentário retirado da capa do livro.







Título : Saindo Novamente do Lugar Comum (2006)
Autor : Cícero dos Santos Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Neste segundo livro, uma espécie de continuação de "Saindo do Lugar Comum", publicado em 2002, o Autor revela seu lado "teimoso", relatando as várias tentativas de se atingir um objetivo: chegar à Carretera Austral, belo trajeto que serpenteia a Cordilheira dos Andes, no sul do Chile, além de publicar suas crônicas sobre motociclismo."
Trecho transcrito do livro Saindo Novamente do Lugar Comum.







Título : Caminhos de Um Motociclista (2005)
Autor : João Batista de Lima
Contato : lima@matelnet.com.br
Website : www.trilhasdomundo.com.br

"Com uma linguagem simples e agradável, João Batista de Lima mostra seu domínio sobre as coisas da terra e as coisas do espírito, aliando conhecimentos sobre a companheira de duas rodas e o companheiro que se faz dentro dele mesmo. Na solidão, nas dificuldades, nas curvas, na natureza, nas amizades, na diversidade, nas surpresas e no roteiro que está determinado, mas que se mostra maleável de acordo com os eventuais obstáculos, também se percebe que a perspicácia, a vontade e a ousadia trazem de encontro à realidade, o objetivo idealizado."
Trecho transcrito do livro Caminhos de Um Motociclista.




Título : De Moto Pela América do Sul - Diário de Viagem (2003)
Autor : Ernesto Che Guevara
Contato : atendimento@saeditora.com.br
Website : www.saeditora.com.br

"Este diário - reelaborado por Ernesto Che Guevara, em forma narrativa, graças às suas anotações detalhadas - é o relato de viagem feita por Che e seu amigo Alberto Granado, desde a Argentina até a Venezuela, em 1952."
Trecho transcrito do livro De Moto Pela América do Sul.




Título : Saindo do Lugar Comum (2002)
Autor : Cícero dos Santos Paes
Contato : ciceropaes@ciceropaes.com.br
Website : www.ciceropaes.com.br

"Este livro, elaborado de forma despretensiosa, visa um público específico: pessoas que gostam de viajar, em especial os amantes do motociclismo apreciadores de longas viagens.Neste aspecto, o autor transmite impressões pessoais consolidadas por mais de 30 anos de motociclismo, narrando detalhes ou curiosidades de viagens através do Centro Oeste Brasileiro, Cordilheira dos Andes, Região dos Lagos ao sul do Chile e Argentina e Costa do Pacífico, fazendo observações sobre cidades como Santiago, Bariloche, Buenos Aires, Cusco e Montevidéo, bem como sobre locais inusitados como Machu-Picchu (Peru), Lago Titicaca(Peru/Bolívia) e Deserto de Atacama(Chile)."
Trecho transcrito do livro Saindo do Lugar Comum.





Título : Nas Trilhas da América do Sul (2001)
Autor : João Batista de Lima
Contato : lima@matelnet.com.br
Website : www.trilhasdomundo.com.br

"Este livro é para pessoas que acham que a vida é cheia de problemas e não existe tempo pra sonhar. Ao escrever este livro, tudo o que queremos é que todos saibam que transformar sonhos em realidade é totalmente possível, basta acreditar."
Trecho transcrito do livro Nas Trilhas da América do Sul.


Título : Uma Aventura às Três Américas (2000)
Autor : Wilton de Almeida
Contato : wraventura@uol.com.br
Website : www.wraventura.com.br

"Uma Aventura às Três Américas fala sobre uma viagem, um desafio, uma epopéia. A bordo de sua motocicleta, o autor nos leva a atravessar desertos e florestas, litorais e interiores, montanhas e vales. Vamos suportar, com ele, variações incríveis de temperatura, como almoçar sob 40ºc e jantar sob 10ºc abaixo de zero, e de altirudes entre 70 metros abaixo do nível do mar (Vale da Morte - EUA) até os 5 mil metros impostos pela Cordilheira dos Andes (Colômbia).
Uma Aventura às Três Américas conta sobre dias e as emoções de uma viagem de 30 mil km rodados de moto através das 3 Américas"
Trecho copiado do livro.





Título : Viajando pela rota Transiberiana (1999)
Autor : Guillermo Antônio Godoy
Contato : bebemo2003@yahoo.com.br
Website : www.godoy.abrme.com.br

"Neste novo livro, "Viajando pela rota Trans-Siberiana" como que construindo uma ponte com outras civilizações da Europa, da Ásia, da África, e novamente a América do Sul, seu cordão umbilical, Guillermo Godoy nos mostra, nos conta, fotografa, descreve, novas viagens, novas aventuras e reflexões. Quatro continentes visitados, revisitados, contados, recontados, transcontados, pela pena mágica, pelo olhar arguto, pelos sentidos atentos, desse misto de Quixote e Marco Polo cavalgando uma moto por ignotos trilhos jamais sonhados por nós, ignotos sedentários."
Trecho transcrito do livro Viajando pela rota Transiberiana.



Título : Trilha Latina - A Conquista dos Andes (1998)
Autor : Altamir Lemes (Ynho)
Contato : ynho@ynhoadventure.com.br
Website : www.ynhoadventure.com.br



Título : Momentos da minha vida a bordo de uma Honda CBR 1000 (1996)
Autor : Guillermo Antônio Godoy
Contato : bebemo2003@yahoo.com.br
Website : www.godoy.abrme.com.br

"Nesta recente aventura, Godoy nos leva pelos caminhos mais desolados e desconhecidos da América do Sul. Desde a Antártida, o misterioso continente branco, até o Deserto de Atacama, considerado o mais árido e agressivo do mundo. Uma série de fotos, com paisagens de incrível beleza, documenta sua viagem maravilhosa. Foram 17.500 km de moto, através de cordilheiras geladas, lagos cristalinos, glaciares milenários e desertos sem fim. Enfrentando os mais temíveis ventos patagônicos de mais de 150 km/h e temperaturas extremas, desde 15 graus negativos até 53 graus positivos, no Pampa do Inferno."
Trecho transcrito do livro Momentos da minha vida a bordo de uma CBR 1000.






Título : Motoqueiros no Além (1983)
Autor : Eurícledes Formiga e Eduardo Carvalho Monteiro
Contato : info@ide.org.br
Website : www.ide.org.br

Livro de cunho espírita que reúne diversas mensagens de motociclistas desencarnados e que se comunicaram com o centro espírita "Perseverança" em São Paulo - SP


Um comentário:

  1. Caro amigo Charles, boa tarde.

    Bacana o seu Blog, já havia visitado antes para acompanhar suas aventuras sobre duas rodas, mas só agora vi que esta divulgando meus livros. Fico grato pela sua gentileza e parceria de motociclista. Valeu. Parabéns pelo ótimo Blog. Fraterno motoabraço.

    ResponderExcluir