5) Pela Argentina ( completo )

Dia 19/02/2011 - Sábado- 22 dia de viágem

Estamos quase  no final do passeio, San Pedro do Atacama era um de nossos grandes objetivos, ficamos 3 dias conhecendo as belezas da região e agora e hora de continuar a volta para casa, saída 8h30min, pegamos a estrada em diração ao passo Jama, paramos para dar a saída na fronteira Chilena, um lugar simples que tem que prestar a atenção para não passar direto, na aduana chilena encontramos os Brasileiros, ( Sandro, Paolo, Canário, Venceslau  que moram na cidade de Portão - RS, perto de Porto Alegre, havíamos conhecido  na noite anterior, num restaurante em San Pedro, eles de saída e nos chegando, nos comprimentamos e eles siguiram viagem, trâmites de saida bem rápido de 15 a 20min,  deste ponto da audana chilena  até a divisa da aduana Argentina são 160km,  nós com o bom merecimento da sorte tivemos a oportunidade de ver as montanhas e vulcões  a 4900msnm com os picos nevados que é um pouco raro de ver no periodo de verão,

mais adiante um pequeno oásis, muito verde e água, vicunhas pastando um cenário muito, muito bonito.

O dia estava com o sol radiante mas frio, alguns km tivemos a grata satisfação de encontrar os barrancos na beira da rodovia com mais ou menos 30cm de neve... ai fotos e mais fotos.

segundo as pessoas da região esta neve se deve as chuvas que cairam na semana anterior.

Depois de ter visto o deserto e suas  lagoas  no caminho entre Juliaca e Arequipa no Peru de beleza espetacular, este caminho acabou sendo menos atrativopara nós. Chegamos na aduana Argentina perto das 10hs30min, mais ou menos 1hora para preencher a papelada de entrada na Argentina e vistoria das bagagens, ao lado da aduana tem um posto de combutível aonde encontramos os brasileiros e nos convidaram para seguir a viagem juntos e almoçar mais adiante, o Sandro viajava com uma BMW GS800 o Paolo com uma GS 500 da Suzuki o Canário com uma CBR 450 e o Venceslau com uma CB 1300 da Honda parada obrigatória para almoçar no Hotel e restaurante Pastos Chicos, aqui tem adesivos de viajantes do mundo todo principalmente de brasileiros, o dono do hotel gentilmente tem algumas camas e para brasileiros reserva e nao cobra nada para quem quiser pernoitar mas somente para brasileros que segundo ele são os que marcam e aparecem mas tem que ligar e reservar antecipadamente

Deise, Charles, Paolo, Sandro, Canário e Venceslau  e

se alguém econtrar o seu me escreva.

No caminho parada no Gran salar da Argentina lugar muito bonito, entramos com a moto para dar um volta no salar ai fotos e fotos

artesanato local, muito bonito

eu e o colega de profissão, chamado carinhosamente de Canário

as moto dos amigos gaúchos

mais ou menos 120km chegamos na costa del Ipan como estava nublado não conseguimos ver direito as estrada em ziguezague cravada nas belas montanhas, bem longe conseguiamos ver como se fosse uma miragem  um quadro gigante pintado, montanhas coloridas que brilhavam com a luz do sol, quanto mais próximos chegávamos mais bonito era, enchendo nossos olhos  e nosso coraçao de alegria com tanta beleza.

no pé das montanhas a cidade de Purmamarca, procuramos um hotel e por 77dolares ficamos no hotel Pumahuasi, um hotel aconchegante nosso quarto era enorme com banheiro grande e o mais legal e que tinha e tem uma área privada com mesa e cadeira e ainda um parreral de uvas e um visual para os cerros de rara beleza, resolvemos ficar no dia seguinte 20/02/2011 domingo para conhecer a cidade e passear pelas montanhar de multicolores, que são formadas pela cedimentação de vários tipos de minerais dando um colorido formidavel na cidade que elegemos a mais charmoso e romantica da viagem.
frente do hotel

aproveitando a uva do parreiral do hotel

vista do hotel para os cerros de multi-colores

Os cerros e a cidade de Purmamarca

Dia 20/02/2011 - Domingo - 23º dia de viágem

Nos despedimos da cidade mais romantica da viagem as 6hs30min da manhã, inicio da viagem com neblina e chuva fina,  a 160km passamos pela cidade de Jujui abastecemos e seguimos a diante,  a partir daqui seguiremos pelo famoso tchaco Argentino, temido por muitos motociclistas pelo calor constante e o vento lateral,  para nossa sorte fazem 3 dias que vem caindo pancadas de chuvas isoladas e as nuvens vindas do pacifico tem mantido o tempo nublado,  as estradas não são  boas, trechos com muitos buracos, e muitos passsarinhos no caso ponbas que ficam se alimentando na vegetação ao lado da pista, quando ouvem o barrulho da moto saem em bandos as vezes de 50, voando para todos os lados sem direção, as vezes da vontade de dar uns tapas nas que passam perto.  chegamos no posto RIFSHOP, abastecemos com gasolina comum, parada para comer bolachas beber  água, colamos o adesivo da viagem no vidraça da porta do posto, procuramos por adesivos conhecidos e encontramos vários entre eles os cuturneiros grupo do amigo Luiz Felipe e Sergio Borges, ao lado tinha um outro ja caindo ai retirei com cuidado e fixei melhor em outro lugar e colocando o nosso ao Lado dos cuturneiros que fizeram a viagem em 2009 a São Pedro do atacama., acreditem depois de 23 dias longe da famia e dos amigos encontrar um adesivo e lebrar dos amigos é um momento de grande alegria eita saudadeeeeeeeeeeee... Algund km mais adiante o mapa nos mostrava um reta mas é preciso entrar a esquerda em direçào a salta os mapas que conhecemos tem esse erro se não ficar atento se perde o caminho.  este trajeto não tem grandes atrativos  mas é gostoso porque depois de ter andado 10 dias pelo deserto estas paisagens lembram os pampas gaúchos, chegamos em presidente Roque Saenz Panhã por volta das 18hs e nos hospedamos no HOTEL PRESIDENTE uma idicação do amigo Sandro que conhecemos em Sam Pedro, devidamente hospedados tomamos banho e fomos jantar no restaurante BIEN JOSÉ que fica na calle 11 entre a 12 e 14  tambem idicação do Sandro ailias muito bom o dono do restaurante senho José se ofereceu para nos levar ao hotel,  no momento da saída de uma bomba da água.

GRANDES RETAS

PARADA PARA O ALMOÇO

Dia 21/02/2011 - Segunda  - 24º dia de viágem

Saimos de Presidente por volta das 8hs e seguimos em direção a Corrientes e Salta,  o caminho ainda é o mesmo do dia anterior o que mudou é o bom estado das estradas e grandes campos com gado, cultivo de milho e soja. O que nos chamou a atenção é a quantidade de capiteis como chamamos no brasil ou pequenos santuários em homenagem a o Gauchito Gil, um santo popular argentino geralmente decorado com as cores vermelhas 90%  mas tem 10% na cor azul mostrando que os ermanos tambem tem um certa rivalidade estre as cores.  chegamos em corrientes um cidade com transito grande e muito truncada por estar com vias trancadas em função de um provavel desfile de carnaval que deve ter acontecido no final de semana, tem cemaforo atras de cemaforo,  paramos para abastecer em um posto e na conversa com o frentista ele nos sugeriu que voltassemos e pegassemos outro caminho tambem em direção a cidade de Salta com a estrada em melhores condições,  fizemos umas duas paradas para comer algo e por volta das 16hs chegamos na aduana integrada brasil argentina, os tramites foram os mais simples apenas entregui os passaportes e o papelada da moto e seguimos para São Borja que fica a 40km da aduana, nos hospedamos num hotel que fica em frente a praça ().  Com é bom voltar a ouvir as pessoas falando portugues, chegar no brasil pelo Rio Grande do Sul e ouvir o sotaque Gaúcho é melhor ainda, tratamos de ligar para nossos pais e depois fomos a uma churrascaria comer um belo filé ao molho servido na prancha, carne de churrasco, feijão, Polenta e salada.

Longas retas e boas estradas.

Grandes Lavouras na Argentina

Ponte de Corrientes

Corrientes
rua de corrientes

Capitel em homenagem ao Gauchito Gill

El gauchito Gill

entrada das fazendas pelo  caminho

Leia a Placa que os hermano colocaram na arvore.

Campos Argentinos

parada para almoçar e aparar os casco da mão

Chegandoa na Querencia amada.

Dia 22/02/2011 - Terça - 25º dia de viágem

Depois de pernoitar na cidade gaúcha de São Borja seguimos o caminho para casa, paramos para abastecer e ja deu para perceber o quanto é ruim o combustivel brasileiro, a moto perdeu potencia na hora, sem contar que a estrada de São Borja a  Santo Angelo é pessima,  muito ruim mesmo, Durante os primeiros km em terras Brasileiras percebemos algo estranho estava acontecendo conosco, perguntei para a Deise  minha companheira estava sentido um sensação estranha, conversando, chegamos a conclusão que eram as arvores que ficam ao lado da estrada,  nos deixavam com a sensação de algo girando,  isso acontece porque nosso cerebro estava acostumado com as estradas do deserto,  que não possuem nada ao lado, e  com a vegetação pequena  no tchaco Argentino.  Paramos na cidade de Santo Angelo para dar um forte abraço ao amigo BR´S Gilson Miranda o cabra mais missioneiro dos panpas, que nos auxiliou na elaboração do roteiro da nossa viagem, alias o Gilson é um cabra que gosta de viajar e viaja só sem acompanhante, no chile na pousada .............lá lebraram dele pelo seu carisma e pelo boa articulação do Espanhol, conhecemos sua  linda familia, almoçamos por lá e pegamos o caminho de casa, durante os 24 dias de viagem pegamos pouca chuva  no lombo,  rodamos apenas umas 3 horas no máximo debaixo de água, quando chegamos na cidade de carazinho a 40km de Passo Fundo tomamos uma banba d`àgua que em 30 segundo nos lavou,  não dava pra enxergar 5m a frente, mas achamos bom porque lavou tudo que estavamos trazendo,  chegamos em nossa casa as 17hs da tarde, felizes com o objetivo comprido, temos a convicção de que fomos bem e voltamos melhor ainda....

Hotel em  São Borga

Amigo Missioneiro BR'S Gilson Miranda de Santo Angelo

amigo Gilson e sua companheira

Chegando em casa

Odometro com a KM da viagem

é bom viajar tanto quanto chegar em casa. heheheheheehhe