4) Chile ( completo)

1° Dia:  Arica - CH / Calama - CH

Saimos de Arica as 9hs da manha depois de abastecer trocar dinheiro, ainda nao faziamo idéia do que iriamos encontrar no trajeto atè Calama que fica a 715km de Arica,  perguntamos algumas informacoes para a sair da cidade nosso objetivo primeiro é chegar a Iquique, entao almocar e fazer o restante do caminho pela costa pois ja estavamos rodando dois dias pelo deserto.  Chegamos por volta da 13:30hs em Iquique dpois de rodar 315km, o visual descendo o morro é lindo depois de tanto tempo no deserto ver o mar faz muito bem, na chegada ja avistamos um posto Petrobras aonde abastecemos o almoçamos foi na loja de convivencia, por sinal foi a unica em todos os abastecimentos que  passamos. Conversando com algumas pessoas locais, nos disseram que o caminho é mais rápido pelo deserto e nao pela costa já que é mais truncada, voltamos cerca de 40km para continuarmos na  ruta 5, ai ja eram 2h30min quando pegamos novamente o caminho para  Calama faltando 400km , a paisagem montanhas e retas intemináveis no  deserto, um pouco monótono, bastante monótono, muito monótono, e  o que nos surpreendeu foi o forte vento lateral, a velocidade nao era superior aos 80km/hs, dor no pescoco, dor nos bracos, um calor de 40graus com o sol, foi de soar o pelo, e quando começa a entardecer o frio aparece com o por do sol e  de 40graus para uns 10, mas enfim chegamos a Calama e ai comecou a peleia pra encontrar um hotel os precos eram todos acima de 100 dolares até que encontamos a hostelaria que o amigo Gilson Miranda nos indicou com valor um pouco menor mas tambem bem acima do que estavamos acostumados a pagar no Peru. Algumas fotos do caminho.. com saudade de todos um forte e caloroso abraco...  Charles e Deise..

No meio do deserto aparecem vales que de beleza rara.

Vista da cidade de Iquique

Imagine passar o dia com esta paisegem, huffff

2° Dia: Calama - Ch / San Pedro do Atacama - CH

Neste dia 15/02 tinhamos apenas 100km até San Pedro, aproveitamos e  ficamos até mais tarde na cama esperando abrir o posto de informaçoes turisticas,  lugar aonde se faz as incriçoes para  visitar a mina de Tchukicamata, para nossa surpresa so tem lugar dois dias depois na quarta feira, como  a cidade de Calama e o lugar aonde  empresarios vem pra fazerem nogócios com as mineradoras aqui tudo é mais caro, como comentei na postagem anterior os hoteis custam todos acima de 100 dolares,  por isso  resolvemos seguir viagem,  perto do meio dia chegamos na famosa San Pedro do Atacama, começamos a buscar hoteis, nos que haviam nos indicados ja estavam lotados  e acabamos ficando do Hotel Chiloe que tem restaurante em anexo assim facilita para as refeiçoes.
  Para nao perder tempo ja almoçamos e saimos para conhecer a cidade e  procurar um agencia para comprar os pacotes de passeios, neste dia as 16hs primeiro contato com a beleza naturais conhecemos o vale dela Luna, vale dela Morte tiramos fotos no Anfiteatro e o por do sol em uma montanha no vale de la Luna lugar magnifico com toda certeza foi o mais lindo por do sol que ja vi...
início da cidade
antiga mina de sal
 o anfiteatro
perto da três Marias
 Por do sol no vale de la Luna
lugar bem alto no vale
por do sol muito bonito

3° Dia : Campo Geotérmico de Tatio

os Geisers

Dia 16/02 o segundo dia  na cidade de San Pedro acordamos bem cedo 4hs da manhã e fomos conhecer o Geisers,  mais ou menos uma 1h e 30min de ônibus chegamos ao campo geotermico del Tatio que fica a 4320msnm, a temperatura estava em 2graus e como as nossas roupas de moto tem isolamento não sentimos muito o frio,  neste lugar segundo explicaçoes do guia, a atividade vulcanica é muito intensa e o magma encontra-se a mais ou menos 6km abaixo da crosta terrestre,  ao amanhecer é aonde ocorre com maior intesidade  o fenômeno porque há as maiores diferenças de pressão, e as águas que circulam por entre as rochas se aquecem e para aliviar a pressão que ocorre no interior buscam saidas, são fenômenos que ocorrem em intervalos previstos, entre um ciclo e outro leva 2 a 7min e o tempo que a agua fica jorrando é de 2 a 3min, a água que sai tem temperatura de 145 graus, as empresas de turismo sempre preparam um bom desaiuno neste lugar, com ovos cozidos nestas águas, o leite também é aquecido simplesmente jogando a caixa em uma valeta que corre a água quente.....
chegada ao campo
o geiser entrando em atividade
um dos geisers
 o campo geotérmico  del Tatio
um geisers bebê.. hahahehehh

por volta das 8hs e 30min saímos  em direção a campo termal, chegamos as Piscinas Termais temperatura em torno de 3graus, aqui quem quiser levar roupa de banho e  pode entrar nas piscinas e se banhar nas águas que brotam do subterrâneo com temperatura em torno de 50graus, a água tem cheiro de enxofre e barro, nao tem banheiro as quem quiser se troca ali mesmo na frente de todos, e quem entra não tá nem aí se alguém tá vendo ou não pessoas de 10 a 80 anos,  eu pensei entro ou nao entro??? entro ou não entro???, ai pensei quem sabe quando vou voltar aqui pra tomar banho nestas águas,  entrei é uma delicia, aliás entrar não é o problema sair é que é, se a temperatura ambiente e 3 graus,  molhado parace estar  -3 mas que nada isso passa..

Piscinas Termais
 bom muito bom

vegetação do entorno

um pouco mais adiante chegamos em um vale muito bonito de ezuberante beleza, um contraste no meio do deserto,  lagos e rios com aguas cristalinas, alias o rio tem leva o nome de Putana na qual nao sei a origem,  lhamas, vicunhas e passaros se alimentam e se reproduzem neste lugar.

Amigos Olandeses

Para finalizar o passeio da manhã paramos no Pueblo de Machuca é um pequeno lugar com umas cinco ou seis casas e aí vivem poucas pessoas, trabalham com agrucultura de subsistência, crian Lhamas e vendem a deliciosa carne em espetinho para os turistas. Chegamos em San Pedro por volta do meio dia.

4° Dia: Launas del Salar

No dia 16/02 ,às 16hs, saída para o Tour Lagunas del Salar, 45min de viagem chegamos a uma lagoa em que  a água que existe  tem 40% de sal e a profundidade ainda não foi verificada, neste lugar é conhecido como as lagoas flutuantes,  por mais que se force para afundar, a água empurra a pessoa de volta, fica-se boiando, até os que não sabem nadar podem entrar,  já imaginaram o que reduziria os afogamentos no Brasil. Neste dia estava um pouco nublado e o vento do deserto é um pouco frio sem o sol ficamos mais ou menos 1hs tomando banho nesta lagoa, para quem gosta de  tomar banhos de sal grosso esse é o lugar perfeito porque quando se sai da lagoa e o corpo começa a secar o sal aparece por tudo se fica branquinho, branquinho, limpa mesmo...

Cerca de 10min ficam os ojos del salar são grandes buracos de água doce que serve para tomar banho  e retirar o sal do banho anterior, existem duas teorias segundo o guia para a formação destes, que foi um capricho da natureza e a outra que o homem cavou estes poços em busca de petróleo.

banho aqui nem pensar ta frioooo..
  deixamos o sal no corpo pra auxiliar na limpeza, hehehehahha

para finalizar o passeio do dia paramos em um lagoa de sal, muito bonita com um pequena película de água na superficie do salar parece um grande espelho.

Dia 17/02  estamos no 5° Dia em terras Chilenas 3 dia em Sam Pedro do Atacama

O passeio considerado o mais bonito, deixamos para o ultimo dia de São Pedro, leva o dia inteiro e a previsão de retorno é as 17h30min. Saímos às 8hs da manhã do hotel,  a agência de turismo DESERT ADVENTURE nos atendeu muito bem, e todos os passeios que são pela manhã, eles passam buscar no hotel,  os guias têm um bom conhecimento da região, os valores são negociáveis. Dependendo do pacote, dá para conseguir bons descontos do preço inicial,  quem quiser saber mais informações  acesse, (www.desertadventure.cl ), em 45 min de van chegamos ao Salar de Atacama que inicia com a precipitação das chuvas na cordilheira dos andes que se  infiltram e fluem subterrâneamente até a parte baixa, essa água ao chegar na borda do salar aflora devido a  mudança acenturada da inclinação, mais de 96% do volume de água que  chega na borda do salar evaporada, os restantes 4% é convertido em salmora devido à alta concentração de sais e que lentamente recarregar o núcleo do Salar.  Conhecemos este sal como sal mineral muito utilizado para dar ao gado, para ser usado como sal de cozinha, ele passa por um processo de refinamento.

Já é bonito ver o salar nesta formação, mas agora vejam como a natureza é impressionante,  nestas lagoas que se formam no salar, vivem entre outros tantos animais, um bem pequeno, um camarão de não mais que 1cm e tem como nome artemia,  é muito adaptável e é capaz de suportar alta salinidade, altas temperaturas e baixa concentração de oxigênio, tem fundamental importância na manutenção do eco-sistema pois dele depende a sobrevivência de uma das mais belas espécies de pássaros que já conheci, os flamincos, estes comem aproximadamente 300 gramas delas por dia, passam 80% de sua vida de cabeça mergulhada embaixo da água salobra e seu ato de acasalamento para fecundação do óvulo não passa de 10 segundos sim, 10segundos, e tem um filhote por ano ( fonte guia local Derik).

este branquinho e a artemia, imagine pegar 300g destes

Depois de ver os Flamincos saimos em direçao as lagunas a 4200 m.s.n. m,  mais ou menos 1hora de van, o onibus nos dixou e fizemos a trajeto a pé cerca de 2km no máximo, é um trajeto magnifico, vulcoes, neve, lagoas,passaros um colorido de encher os olhos e a alma. nao tem muito do que falar é melhor olhar...

Panoramica da lagoa

amigos Chilenos e Italianos

parada para almoçar, comida muito boa..

pra finalizar o passeio,  visita ao povoado de Toconao

c
Campanário construido em 1557 caption

a noite comida tipica chilena pastel de tchocro a deise nao gostou muito mas eu achei bom..