3) Perú ( completo)

9° Dia 06/02/2011 -    Copacabana - BO - Puno - PE - 1° no Perú

Hoje foi um dia de certa forma tranquilo, mais ou menos 160km,  + ou - porque as  passagens por aduanas  sao sempre tensas, mas foi mais rápido que imaginávamos, as estradas tem alguns buracos mas superáveis com a baixa velocidade, novamente contornamos o lago até chegar a  Puno, um cidade como as demais que vimos na regiao, construçoes simples, ruas estreitas, carros e pessoas para todo lado.  O  mais legal é que neste dia as pessoas da regiao comemoram na cidade de Puno o dia de Santissima virgem de la Candelária, padroeira local,  começou bem cedo e fica assim por vários dias, um local nos disse que ficam comemorando uma semana eu li num cartaz que dizia que 2 a 17 de fevereiro isso em 1996, imaginem se o carnaval fosse assim, hihihihixxxxxxx, neste desfile todos  as pessoas estao  fantasiadas,  ficam tocando e passando pelas ruas sem parar, parece um disfile de bandas de sete de setembro com pessoas fantasiadas como no carnaval e nao se ve gente bebendo, ficam assistindo na chuva e tudo, muito bonito, mas pense ouvir isso o dia inteiro, neste momento 22hs e continuarao sei la até que horas, o nosso quarto da de lado para a praça  de onde dá  pra ver e ouviiiiiiiiiiiiiiiir

nesta cidade tem bons restaurantes

vale a pena assistir só assim pra se ter uma ideia da festa

O dia foi de grandes emoções as 15h30mim saímos para fazer o passeio no lago Titicaca para conhecer as Ilhas flutuantes de Uros,  são mais ou menos 70 ilhas flutuantes, são feitas de um tipo de junco chamado de totora, são blocos cortados em pedaços entre os meses de outubro, novembro e dezembro, depois amarrados, e ai colocam esse junco trançado para que fique plano; No meio da ilha  fazem um buraco aonde é o criadouro de trutas, usadas para alimentação  tem também ovelhas, porcos, patos. O ex presidente colocou em cada ilha painéis solares que permitem que c tenham luz, tv e até internet sim até internet, cada ilha tem um líder que comanda o que acontece nela,  as mulheres fazem artesanato cuidam das crianças pescam fazem comida,  alias para fazer comida tem que ter fogo  e palha seca  pega fogo certo? queima nada eles tem grandes pedaços de pedras nas cozinhas aonde colocam fogo em cima, se pegar fogo água é que não falta, heheehehe, saímos para o  passeio de barco de totora e é emprisionante a estabilidade destes barcos no nosso tinha uma 20 pessoas e ele ficou reto. Mais uma parada em outra ilha muito parecida com as anteriores  com bares e restaurantes, nestas ilhas há aproximadamente 2300 pessoas tem os que vivem do turismo, outros  da caça e da pesca  com ou sem comunicação com turistas,  segundo o guia vivem deste jeito porque assim são livres sem as leis das cidades.

a caminho das ilhas

monumento

barco tradicional para a locomoção.

artesanato de primeira linha, não pode faltar na bagagem

mas bá tche que tal  encomenda uma destas ovelhas

ao invés de quarto cada um tem um pequena casa

Interior das casas.

responsável  pela ilha mostrando como é o bloco de junco existente embaixo da água, na parte de cima é colocado e trançado o novo junco, para a renovação.

junco trançado como c fosse uma ilha.

mostrando artesanato local

vista geral de uma ilha

10° Dia 07/02/2011 -   Puno- PE / Cusco - PE  - 2° no Perú

Até agora elegemos este como o melhor e mais bonito dia da viagem... saindo de Puno ainda rodamos alguns quilômetros margeando o lago Titicaca, em seguida seguimos ao norte com estradas não tao boas como vinhamos pegando, ate a cidade de Ayaviri  a rodovia é só buraco muito ruim,  passando este trecho tudo melhora, começamos a ver montes com neve, rios caudalosos e cheios de água do degelo das montanhas,  e estrada foi construída  entre as montanhas.  neste trecho a altitude ficou ainda maior.
a chegada na cidade de Cusco nos assustou um pouco porque achávamos que ela era bem menor.  Com a chegada na praça de armas procuramos um hotel, devidamente instalados fomos conhecer um pouco da cidade o centro histórico é muito bonito. em fim não tem muito o que escrever é melhor olharem as fotos.. forte abraco Charles e Deise.....

a caminho de cusco

pequenos vilarejos ao longo da rodovia

imaginem um passeio de trem por estes vales

outro vilarejo com plantio de flores e trigo

ao fundo os picos com neve

colocando o adesivo da viagem.

Deise e as Lhamas no caminho

artesanato muito bonito e barato só não encha o alforge porque em cusco tem muito muito mais

boas estradas e pouco transito

vista da praça de armas do quarto do Hotel Shaski

praça de armas na cidade de Cusco
                                                             catedral  em Cusco

cidade de Cusco

12° Dia 09/02/2011 -  Machupicchu-  4° no Perú

Os dias por aqui tem sido com chuvas e pouco sol, o primeiro dia reservamos para conhecer a cidade e
descansar. Resolvemos adiantar para o segundo dia o passeio a Machupicchu, que era para ser no terceiro em funcao do tempo que temos, neste dia o sol esteve presente o dia inteirinho e sugundo o guia tivemos muito sorte por que nem neblina apareceu, ele disse que no dia anterior nao dava para ver a  100m a frente. Saimos do hotel as 3hs da manha aproximadamente 2hs de onibus até Ollantaytambo aonde pegamos o trem as 5h30min, até a cidade de Aguas Calintes, a cada 5min sai um onibus com 30 passageiros até a base da Machupitcchu,  tudo aqui é bem controlado so se tem acesso com os devidos ingresso e passaporte ou identidade eles controlam a quantidade de pessoas que circulam.
  Falar ou escrever sobre o santuário histórico de Machupicchu é muito dificil,  porque nao tem palavras que possam transcrever o beleza ou significado deste lugar,  acho que somente estando aqui,  sentindo a energia é que podemos compreender um pouco do que significa tamanha beleza....!!!!!!!! melhor que vejam as fotos elas transcrevem um pouco do nosso passeio......

13° Dia 10/02/2011 - Vale Sagrado -  5° no Perú

No terceiro dia em Cusco, fomos visitar  o Vale Sagrado, neste vale consegue-se ver o trabalho e o conhecimento que os Inkas tinham a respeito da agricultura,  a construcao dos terracos de cultivo  e o transporte de grandes rochas para a construcao das cidades è o que mais nos chamou a atencao.. no final da tarde fomos conhecer a localidade de Chincheros aqui as mulheres tecem verdadeiras obras de arte, tudo o que é usado em uma peca e produzido por eles,  desde o detergente natural,  que lava a la de ovelha e de lhama ate as tintas naturais que dao a linda coloracao dos tecidos, tambem uma igreja que tem lindo altares quando da colonizacao Espanhola, nao é permitido tirar fotos..

vejam as fotos...
abracos a todos...
Charles e Deise.

no vale Sagrado
 Terracos de Cultivo
 outra cidade Inka
 grandes rochas, usadas na construcao, elas vieram de 2km deste local
 tingindo as lans
 mostrando um parasita do caktus, que da coloracao as lans
Tecendo mantas

14° Dia 11/02/2011 - cidade de cusco -  6° no Perú
dia pra ver um pouco mais da cidade de cusco que tem muito oque fazer.

15° Dia 12/02/2011 - Cusco - PE / Arequipa - PE -  7° no Perú

Saimos de Cusco e pegamos em direcao a Juliaca 350km,  caminho que ja haviamos percorrido para chegar em Cusco, voltamos porque é o caminho para o sul em direcao ao Chile pais de nosso proximo destino este  trecho ja haviamos gostado muito, faze-lo novamente foi òtimo. Em Juliaca pegamos a estrada para Arequipa mais 267km.  Somente quem viaja  tem a oportunidade de ver diferentes lugares, de escolher um como o mais bonito, mas sempre a um novo lugar e hoje no trajeto de Juliaca a Arequipa encontramos paisagens mais bonitas ainda, um lugar de cartao Postal,  mescla-se a beleza das montanhas com o clima desertico,  nao tem palavras que possam descrever....  fotos, fotos. fotos

Chegamos a Arequipa no dia do final do Campeonato Sub 20, na qual o Brasil e Uruguai fizeram a final e o Brasil sagrou-se Campeao, mas como foi um dia de grande trajeto o negocio foi jantar e ir pro berco.
um grande abraco a todos

Charles e Deise
seguindo para frente e agora no caminho de casa..

16° Dia 13/02/2011 - Arequipa - PE / Arica - CH

No dia seguinte, nossa previsao era fazer o caminho Arequipa / Tacna, no meio do caminho paramos para almocar em Moquegua, o almoco foi pao com atum é o melhor  que se pode comer quando se chega em uma cidade em pleno meio dia de domingo, na conversa com o dono do mercadinho, ele nos aconselhou nao ficar em Tacna por nao ser muito segura e seguir para Arica ja no Chile e assim fizemos. Na aduana primeiro os tramites para saida do Perú, nesta aduana jà esta informatizado, mais adiante a fronteira para entrada no Chile, que é muito diferente das que ja haviamos passado, bem organizado, bem atendidos, bem orientados, preenchimento da papelada da moto dos passageiros a revisao das bagagens, tudo tranquilo. Ja na saida fomos bem recepcionados pelo Chileno Júlio que nos deu as boas vindas ao país ele tem uma moto igual a nossa, conversamos um pouco a respeito da viagem, ele nos indicou um hotel em Arica bem bom,  um bom comeco pra aliviar a tensao que toda a franteira, valeu JÚLIO. Já em Arica, cidade litoranea que lembrou um pouco as do Brasil, carros mais novos, ruas mais largas, transito organizado, pizza pra Jantar e berco pois o dia seguinte é longo. Algumas fotos do caminho.. com saudade de todos um forte e caloroso abraco...
Charles e Deise..
Adelante e para casa..

pausa no deserto para tomar água e tirar água
 cidade de Yura, tipo aquelas dos filmes de bang bang.