DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

No geral a documentação para a motociclita, piloto e carona são os mesmos para todos os paises, o que é exigido a mais são os suguros.

Documentos  para a moto:

1) Original em nome do proprientário,

2) carta de autorização,  caso a moto estiver alienada, é preciso que a instituição de consórcios ou financiadora autorize o proprientário a viajar fora do país, devidamente registrada em cartório.


3) Seguros

  SOAT - Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito, este não era exigido até o inicio de 2011, é pouco divulgado e nem mesmo os consulados do Peru e da Venezuela  sabem informar, mas vem acontecendo que em algumas aduanas, os policias sabendo disso, tiram proveito da situação, exigem e ameaçam apreender a moto afim de cobrar propina, em nossa viagem acontecu 2 vezes, na aduana Peruana e logo adiante no caminho que leva a Puno, pagamos 45 soles cerca de 32 reais a policiais corruptos.

CARTA VERDE, Para quem viajar no  mercosul, um acordo entre os paises é  necessário o seguro carta verde, para faze-lo e preciso procurar seguradoras na fronteira do pais em que se deseja viajar é rapido e facil de fazer e custa bem barato para 30 dias em torno de 30 reais.

Onde fazer SOAT?
Para quem vai ao Perú via Acre,  pela Interoceanica pode fazer nas seguradoras Manpfre, Pacifica e outras

Em Puerto Maldonado no:
 Milbanco,
Calle Ernesto Rivero 716,
Tambopata

 SOAT é - Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito

4) Cópia de todos os documentos para caso de estravio

Documentos para piloto e carona:

1) CNH
2) CIH,  (semente para o piloto, no Rio Grande do sul custa em torno de 50 Reais e é feita nos CFC´S.)
3) Carteira nascional de vacinação
4) Carteira internacional de vacinação ( se faz em postos da Anvisa ) apresentando a nascional.
5) Carteira de Identidade
6) Passa Porte ( em paises com destinos turistico mundiais ex: Machupichu no Peru ele agiliza o preenchimento da papelada, bem como em aduanas informatizadas, mas não é uma exigencia)
7) Cópia de todos para caso de estravio

Outra  informação que agiliza e não se perde tempo nos tramites aduaneiros,  para quem entrar na bolivia via Corumbá-MS, deve por primeiro passar  na Policia Federal na aduana Brasileira, carimbar a saida  no passaporte e preencher um papel para entregar  na entrada da bolivia,  quem não faz isso perde tempo na fila na aduana boliviana e acaba tendo que voltar pra pegar o carimbo na P.F, ai entra na fila de novo na Bolivia, foi o que acontecu conosco, levamos em torno de 2hs para fazer a papelada, outros amigos me falaram que na fronteira  Peruana na divisa com o Acre tambem é exigido a tal da saída.

 Os passos para quem entrar na Bolivia via Corumbá.

Antes de Tudo quem é BR´S não  pode deixar de conhecer o Beto Corumbá e o Marcelo Xavier e seus amigos, pessoas que engrandecem o Brazil Riders,  e que tem auxiliado muitos motociclista que viajam pela bolivia e Peru.

primeiro: tem que passar na Imigracional para preencher os papeis de entrada das pessoas, aqui eles pedem a carteira internacional de vacinação, passaporte.

segundo: passar na Aduana para fazer a papelada da moto, e bom levar de casa uma cópia dos documentos, e da autorização se estiver alienada, eles conferem o numero do motor e  do chassi, a pessoa que conferiu na minha moto me pediu pra dar uma volta é claro que não deixei..

terceiro:  passar na policia boliviana pegar a permissão para dirigir nas estradas. aqui tambem é bom levar uma cópia dos documentos da moto e da abilitação, o policial vai datilografar a autorização é isso datilografar ainda não tem computador e aqui é aonde vc vai levar a primeira mordida ele me pediu 20 bolivianos pela permissão, cerca de  10 reais.

Para a saída em Copacabana, se passa na imigracion e depois na aduana para entregar os papeis e carimbar o passa porte, na aduana Peruana que fica a uns 5 km tem que fazer os mesmos três passos anteriores e prepare-se vc vai ser mordido no dois ultimos, pagamos 20 soles cerca de 15 reais.

É bom levar em bolsos separados o dinheiro, notas pequenas, trocado para quando pedirem a propina caso queiram mais se diz que se tem somente targeta que é como chaman o cartão de crédito.

acredito que a documentação da moto e dos viajantes, tem que estar em dia,  imagine que ao fazer a aduana falta um documento ai ter que retornar, interromper a viajem por causa de um simples papel  e melhor fazer antes do que ter que correr atras  nesta hora.